quarta-feira, 16 de março de 2016

RPG é jogo ou hobby?


Olá pessoal!

Meu nome é Rubens e eu sou um errepegista da cidade de São Carlos, no interior do estado de São Paulo. Junto com meu amigo Tiago Squall organizo o evento Arena RPG.

Hoje eu quero falar de um assunto que me incomoda já há algum tempo. Fui criticado algumas vezes por ceifar a vida dos personagens dos jogadores sob a alegação de que, com isso, os jogadores não estariam se divertindo.

Primeiro eu gostaria de salientar que o RPG me foi apresentado como um jogo. Para simplificar muito eu vou definir jogo como uma atividade com regras, onde há a figura do jogador e que, em determinado momento o jogo deve acabar. Quando o jogo acaba, deve haver um vencedor, mesmo que o vencedor seja um grupo. Vide o futebol, por exemplo.

Com a idade e os compromissos o tempo disponível para jogar diminuiu um pouco e passei a ler mais do que jogar. Nesse momento o RPG assumiu a face de hobby. Eu lia os livros, mesmo que não tivesse um jogo marcado e passei a comprá-los, colecionando mesmo! É incrível como o RPG pode ser encarado, pura e simplesmente, como literatura, pois cada livro traz grande quantidade de histórias e referências externas sobre filmes e outras obras literárias.

Quero dizer que abordar o RPG como um jogo me agrada muito. Acho que sair de casa pra participar de uma atividade como o RPG, onde construímos uma história, sem que haja possibilidade de falhas é, no mínimo, decepcionante. Notem que essa é minha visão como jogador, mas como Mestre, acredito que devo apresentar um desafio ao grupo, para realmente fazer valer a pena e recompensá-los de forma verdadeira quando uma solução inventiva é proposta pelos jogadores.

O que vocês acham? Qual a opinião de vocês sobre esse assunto? Deixem suas opiniões, o RPG é um jogo que construímos juntos, cada um com o que sabe e que mais lhe agrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário